bocejo

Por que sentimos tanto sono após o almoço?

Logo depois de comer aquela macarronada às 13h do domingo, nos sentirmos cheios e nem assim resistir à sobremesa, muitas vezes olhamos para o sofá e até conseguimos escutar ele chamando nosso nome, não é verdade? Essa moleza tem explicação.

Existem três fatores que colaboram com o sono depois de alguma refeição, e todos eles estão ligados com a redução da atividade do cérebro. Como sabemos, o sangue é a via que transporta oxigênio por nosso corpo, e o cérebro é um órgão do qual precisa de muito oxigênio pra funcionar. Apesar disso, logo depois de comermos, o nossa corpo acaba se concentrando mais na digestão, ou seja, o sangue aumenta a quantidade do nutriente enviada ao aparelho digestivo e, por consequência, diminui a oferta para o cérebro, o que força a diminuição da sua atividade.

A própria produção do suco gástrico influencia diretamente no fator do sono, pois ele produz bicarbonato de sódio, o que pode causar Acalose metabólica

O terceiro fator se relaciona à glicose. Quando a concentração de glicose (que vem de açúcares e carboidratos) se eleva em nosso corpo, o estado de alerta do cérebro diminui ainda mais. 

Logo, o sono após o almoço de domingo é algo totalmente comum, e além disso, é sempre bom satisfazê-lo. Tirar um cochilo de 15 a 20 minutos depois de comer pode nos fazer recuperar as energias. O cochilo bem tirado pode também nos ajudar na memória. Uma noite mal dormida também pode ser compensada com 20 minutos de sono depois do almoço. É sempre importante lembrar que o que vale é a qualidade do sono, e não a quantidade.

 

 

 

Luiza von Ah Ambiel

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

X