tyjrur

Insônia

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade para adormecer ou para permanecer dormindo que pode ocorrer de forma esporádica ou com frequência. Acontece com 20% dos adultos e começa a ter uma manifestação maior a partir dos 18 anos. Estresse, ansiedade ou até mesmo mudanças de hábitos e de ambiente podem dificultar nosso sono. Mas o que devemos fazer para acabar com a insônia?

Antes de mais nada, é sempre importante descobrir o que está causando a insônia, para tratar o problema em sua raiz e não existir a possibilidade dele voltar a se manifestar, livrando-nos de suas consequências, se não para sempre, por um bom período de tempo.

Bem Estar - Infográfico sobre insônia (Foto: Arte/G1)

Fatores como luminosidade, barulho e temperatura têm grande influência na insônia. A luz atrapalha na produção da melatonina, o hormônio do sono. Pequenos raios já podem atrapalhar quem sofre com a claridade, por isso, dormir em lugares com cortinas e colocar fita isolante nas frestas da porta é uma opção. Para quem sofre com barulho, existem protetores auriculares que podem ser encontrados em lojas de construção e de EPI, são descartáveis mas possuem um preço acessível. Quanto à temperatura, tomar um banho antes de dormir já pode ser a solução.

“Se a causa da insônia for um problema mental, pode ser depressão, ansiedade, bipolaridade ou até mesmo estresse. Nesses casos, não há como dormir melhor se o problema de base não for tratado.

Algumas substâncias devem ser evitadas horas antes do sono, como cafeína, nicotina e álcool. São estimulantes e podem nos atrapalhar na hora de dormir. Outra coisa que devemos evitar é comer antes de dormir, o que ativa o nosso processo digestivo e faz nosso corpo trabalhar para processar a comida. Recomenda-se ter a última refeição no máximo até 3 horas antes de dormir.

Existem alguns remédios naturais para curar a insônia, chá de erva cidreira, lúpulo e maracujá são alguns deles. É sempre importante lembrar que são tratamentos naturais, por isso a melhora é observada a longo prazo. Quanto a remédios específicos para dormir melhor, todo cuidado é pouco. Eles deverão ser tomados somente com a indicação de médicos. O uso de remédios, como anti inflamatórios, que possuem o sono como efeito colateral é de extremo risco, pois eles interferem em outras partes do organismo.

“Por isso, é importante optar pelos medicamentos corretos, como hipnóticos de curta ou longa duração, antidepressivos (no caso de insônia causada por depressão ou ansiedade) ou até fitoterápicos, que ajudam a melhorar quadros leves do problema.

 

Fontes:

<https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-insonia/

<http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html

<https://www.tuasaude.com/insonia/

 

 

 

Por Luiza von Ah Ambiel

 

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

X